Na Pele: a primeira exposição sobre a história da tatuagem








Na Pele: a primeira exposição sobre a história da tatuagem


Qual é a trajetória da tatuagem no Brasil? Como esta arte underground alcançou o mainstream? Quem faz, porque faz e o quê faz? Estas e outras perguntas estão reunidas em “Na Pele – grupos que comunicam e se identificam pela tatuagem”.

Uma tatuagem nunca é igual a outra. Com o objetivo de explorar a singularidade de cada desenho, a exposição exibe fotos de personalidades tatuadas ao lado de anônimos cujas vidas foram fortemente influenciadas pela sua prática.

O corpo desenhado dos pés à cabeça da atriz Mel Lisboa, por exemplo, compartilha a parede com a criptografia exibida no corpo do rapper Dexter, que representa o universo da tatuagem do cárcere.

O apresentador Dudu Braga revela ao público a tatuagem que ele, cego desde os 22 anos, nunca viu, enquanto o comediante Rafinha Bastos exibe sua tribal gigante.

As fotos são acompanhadas pelo depoimento em vídeo de vinte personagens clicados pelos fotógrafos Francisco Orlandi Neto e Sebastião Braga. A curadoria do evento é do Paulão, o big boss do Soul Tattoo, e de Ricardo Vidal, da Feel Filmes e Produções.

Lekka Glam – lembram dela do Alma Revelada? -, mostrou o corpo forrado de tattoos.

O pessoal do Pavilhão 9 e o chef Checho Gonzales também foram clicados.

A história da tatuagem é contada por uma linha do tempo e por objetos icônicos, entre eles a primeira máquina de tatuar elétrica que chegou ao Brasil pelas mãos do dinamarquês Lucky, considerado o pai da tatuagem em terras tupiniquins, cujos quadros pintados em mármore e fotos também estão na exposição.

O evento exibe ainda, em formato de videoinstalação, o documentário inédito “O Brasil tatuado”, de Sebastião Braga (Feel Filmes e Produções). O filme reúne depoimentos de outros precursores, como Claudia Macá, a primeira tatuadora do Brasil, e a história do surfista Petit, o “Menino do Rio”, que viajou do Rio de Janeiro até Santos para se tatuar com Lucky e foi inspiração para a música de Caetano Veloso. Também participam do doc o carioca Toni Marques, autor do livro “Brasil e outros mundos tatuados”, e os tatuadores Paulão, Markone, Polacco, Mauro Landim, Ignácio da Glória, Caio (RJ), o piercer André Meyer e o ator André de Biase.

Além das fotos, depoimentos e objetos, o espaço exibe poesias e citações sobre a arte de tatuar. Para discutir estes temas convidados da área da antropologia, psicologia, escritores e galeristas irão se encontrar em dois debates – a definir data (setembro e dezembro).

A equipe Soul Tattoo está a todo vapor com os ajustes finais para ficar tudo lindo! Não deixe de prestigiar e conhecer a história da tatuagem no Brasil!

Serviço:
Na Pele – Grupos que se Comunicam e se Identificam pela tatuagem
QUANDO: de 16 de agosto a 14 de dezembro
Diariamente, das 12h às 21h30min
LOCAL: Galeria Olido (avenida São João, 473, República, São Paulo)
Entrada grátis
Classificação Livre
Mais informações: (11) 3331-8399

Written by luciana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>